Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Apresentação

Se toda uninamidade é burra, então o discurso em prol de um "futebol arte" é uma das maiores burrices da imprensa atual. É para contrapor-se a isso que esse blog foi formado.

"Futebol de resultados" é uma redundância. Qualquer esporte é, por definição, "de resultados". Esse é o objetivo de todo praticante de esportes de alto rendimento. Já "futebol arte" é um oxímoro. Quem fala em "futebol arte" não sabe nem o que é futebol, nem o que é arte. Mais ainda, acreditamos que há uma boa parcela de torcedores que não foi contaminada por essa besteira e que essa parcela, na qual naturalmente nos incluímos, não aguenta mais assistir jornalistas com pretensão de falar por ela. Queremos criar aqui um espaço para que possamos nos reunir e discutir futebol. E só.

Este é um blog rebelde, feito para todos os "marginais" do futebol, quer dizer, aqueles que sabem que o objetivo é vencer. Sempre. Se é "bonito" ou não, não importa. Por isso somos acusados de defender o resultado "a qualquer preço". É uma acusação de má fé. Defendemos a vitória desde que obtida dentro das regras. Somos veementemente contra violência, faltas táticas, doping etc. Além disso, não só criticamos todos os juízes, como também defendemos mudanças em diversas regras.

Ao contrário dos nosso jornalistas, não somos fãs só de futebol. Gostamos de vários esportes, em especial o futebol americano, que teve grande importância nessa nossa empreitada. Quem quiser, pode visitar meu blog sobre meu time do coração, o San Francisco 49ers: http://ninersbrasil.blogspot.com . Acompanhar o futebol americano, e consequentemente a mídia americana, nos fez acordar para o quão ridículos nossos jornalistas são.

Em primeiro lugar, só comentam futebol. E ainda assim a maioria é uma desgraça. Quem tem a ESPN HD pode observar a diferença por exemplo, entre eles, e um Skip Bayless que, gostem ou não, comenta Basquete, Beisebol, Futebol Americano e Golfe com a mesma desenvoltura. Mais ainda, o profissionalismo deles é muito superior. Se a função é comentar beisebol, eles irão assistir a todos os jogos que tiverem disponíveis. Quem gosta de FA, conhece o comentarista Ron Jaworski, que passa HORAS por dia assistindo video de todos os 32 times da NFL. Conhecem algum jornalista brasileiro que faça algo semelhante? Estamos cansados de ver, em "mesas redondas" de segunda-feira, jornalistas dizerem com "cara de pau": "não vi o jogo". Assistem em média um jogo por fim de semana, quando muito dois. É claro que há exceções. Mas sinceramente, é mais fácil descobrir plutônio do que achar uma delas. Nós merecemos uma mídia esportiva melhor.

Este é um blog coletivo. Os donos somos eu, formado em História, e meu irmão, formado em Economia. O que nossa formação tem a ver com futebol? Nada, exatamente quanto a de qualquer jornalista. Dizer que 4 anos de Comunicação Social gabarita alguém para comentar futebol é a mesma coisa de falar que quem cursou física pode discorrer sobre arquitetura. Sendo assim, podemos nos colocar em pé de igualdade com 99% deles. E sabemos que vocês também podem. Portanto, venham e sintam-se livres para se manifestarem contra esse discurso batido. Tentaremos mante-lo atualizado e procuraremos fazer um "media watch" dessa imprensa esportiva. Comentaremos também jogos, porém, como somos cariocas, não temos muitas condições de acompanhar times de fora tão atentamente quanto gostaríamos. Por isso, também aproveitamos para que cada um poste sobre seu time, uma vez que aqui acabará se privilegiando o Vasco (meu time) e o Fluminense (time do meu irmão).

Juntem-se a nós. Só assim podemos inverter esse quadro.

Gabriel Mury
Gustavo Mury

Nenhum comentário:

Postar um comentário